segunda-feira, abril 17, 2006

Adivinha quem vem jantar!

Em Setembro próximo agitam-se as águas na imprensa, sobretudo nos semanários.
A guerra já começou, mas será nesse mês que o Expresso poderá ter a vida complicada com o estrear nas bancas de um novo semanário, liderado por José António Saraiva.

Enquanto não chega a data, o Expresso, com nova gestão, vai arrumando a casa. Novo visual para breve nas suas revistas e, sobretudo, cara nova em todo o jornal a partir de 23 de Setembro. Imaginem quem vem "jantar" nessa altura? O semanário de Saraiva. Com as apresentações agendadas já para o final de Abril às agências de meios, o ex-director do Expresso afirmou que gostaria de ter o seu semanário à venda em meados de Setembro. Vai ser uma guerra interessante de se seguir.

Em conversa ao programa de rádio de Luis Osório, dizia há dias que se trata de um projecto muito inovador que, como tal, só teria duas saidas: ou seria um grande sucesso ou um grande fracasso.

Na mesma conversa opinou sobre a mania que as administrações dos grupos de imprensa têm de chamar consultores internacionais a participarem na mudança de um jornal. É o caso do que aconteceu desde Janeiro no Expresso. Uma tal de Innovation, chefiada por Javier Errea deu os seus palpites sobre a realidade de um país que não conhece.

Luis Osório e José António Saraiva concordaram nesse aspecto: consultorias de imprensa têm prejudicado jornais. Não poderão fazer melhor trabalho do que pessoas que respiram a imprensa e o contexto do seu país há décadas.

Termina a notícia do DN a dizer que o Expresso conta fazer crescer o número de tiragem com as alterações. Um cenário risível, numa altura em que o número de leitores da imprensa tem diminuido e ainda pensando que em Setembro o semanário mais vendido em Portugal vai ter mais um concorrente... liderado por quem lhe deu duas décadas de vitórias.

Ar fresco precisa-se!

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém me diz o contacto o novo semanário? Ou então e luis osório?
viegas4@gmail.com