domingo, dezembro 16, 2007

Sim, António Sérgio fez o "Lança Chamas"

"António Sérgio é o melhor divulgador de música popular do nosso tempo - John Peel era magnífico mas tinha lapsos de gosto. Muito se perdoa a quem escolhe música boa tão bem, durante tanto tempo, com tanta arte e tanta inteligência"

Miguel Esteves Cardoso in Sexta - 07.12.2007

A propósito do fim do programa "A Hora do Lobo" de António Sérgio e do seu ressurgimento na Radar FM, têm-se feito os maiores elogios ao eterno "autor" de rádio.

Nesses elogios biográficos omite-se sempre um programa a que o associo: Lança Chamas. Porquê?

Querem melhor grito de coragem e de independência do que ouvir um António Sérgio a soltar a voz para o "novo" dos Napalm Death, Candlemass ou Kreator? Assim era nos anos 80 na Comercial aos Sábados, com Gustavo Vidal, à hora do lanche. Mais tarde, repetiu dose na Rádio Energia... mas com menos, força.

Talvez até o próprio MEC tenha "lapsos" de memória ao dizer que o falecido John Peel tinha "lapsos de gosto". Esse mesmo que, tal como António Sérgio, divulgou tudo o que havia a divulgar e em antena gravou "Peel Sessions" de muitas bandas dentro da música mais extrema. A tal de mau gosto, para muitos.

2 comentários:

jão da silva disse...

Até me vieram as lágrimas aos olhos! Quase dois anos depois do seu escrabinhado descubro uma opinião de que partilho a 101%!!! De facto o que seria de P-weelie sem as sessions de gente como Bolt Thrower, Electro Hippies, Doom, Godflesh, ND,Extreme Noise Terror entre muitos outros - não se canse a citar o MEC - quem é ele para citar de "memória" (snort... snort...) os lapsos de bom-gosto alheios?? A verdade seja dita! In battle there is no law!

jão da silva disse...

todos os sábados, vinha da rua, depois de ter "lanchado" com os meus camaradas e "Lança-Chamas" com ele! Era deveras uma grande emoção descobrir o melhor e mais actual Metal, através do savoir-faire de António Sérgio! Nessa altura tínhamos um zine chamado Conspiração (89-90) que chegou a ser elogiado pelo mestre numa rubrica sobre o tópico! Bem haja para toda a eternidade! Up the Hammers and may the gods of light be with you!