domingo, agosto 31, 2008

E que tal começarmos pela Madeira?

“[Sócrates] esconde um projecto totalitário, reforçando os poderes da polícia e contentando o grande capital.
(...) mudar Portugal, não apenas no Governo, mas o sistema político que dá de comer a muitos medíocres e oportunistas.”


Alberto João Jardim in Correio da Manhã


O "grande capital"? Os "medíocres e oportunistas"?
Alberto João Jardim parece um justiceiro demagogo de esquerda, mas a verdade é que o Estado dá de viver a "grandes" investidores de Portugal. É um mal que não se consegue inverter venha o partido que vier.

Na Madeira a "distribuição de riqueza", que Alberto João Jardim falou neste discurso, é uma falácia. A pérola do atlântico ainda é um paraíso... fiscal.

sexta-feira, agosto 29, 2008

Contos e Vivências do Sudoeste Alentejano

O esvaziamento do Alentejo pode ter-se dado em meados do século passado, mas a sua memória continua bem viva, nos migrantes que povoam as cidades satélites que rodeia Lisboa.

"Contos e Vivências do Sudoeste Alentejano" reúne um conjunto de memórias de Maria Vitória Afonso, sobre o Baixo Alentejo, o seu litoral e sobretudo Colos, a terra natal da autora.

Dividida em duas partes (contos e poesias), a edição da Colibri, é um bons momentos que relembram a cultura alentejana a par de iniciativas levadas a cabo pela a associação Terra Mãe, Mais Alentejo, alguns media locais e pelo canal público de rádio no seu original programa "Lugar Ao Sul".


Se por acaso já tiver o livro, é um bom dia para ler o conto "Baía de Porto Covo". Hoje, 29 de Agosto, a vila litoral alentejana tem um dia de celebração. Neste conto, recorda-se como é que famílias do interior alentejano utilizavam há 50 anos atrás o Porto Covo como estância de férias. Melhor, explica qual o "ritual" de várias de deslocação até aquela população.

segunda-feira, agosto 25, 2008

Letra e música: Tony Carreira

Tony Carreira está a praticar desporto. Quer queira quer não, está envolvido no desporto nacional que é o do deita a baixo.

Qual Marco Paulo do século XXI, o artista luso é acusado de plágio em temas assinados por si que são grandes sucessos da sua carreira. Um dos indignados está aqui.



O facto é que Tony Carreira não sairá abalado desta polémica. A sua larga margem de fãs fará ouvidos moucos da sua inspirada música nem que seja punido pela SPA. Continuará a ser um dos poucos artistas a conseguir encher estádios e campos e a divertir a portugalidade urbana e rural.

Na música aprecio sobretudo a criação e originalidade. Este fenómeno não me surpreende. Se há comentadores "desportivos" que dizem que a nossa música popular em nada perde com a pop internacional a nível musical e lírico, eu digo que há muita "perguicite", "lamechice" ou falta de inspiração nos nossos "autores maiores".

Depois de ti, mais nada?

sábado, agosto 23, 2008

Eu tenho dois Kosovos


Pois é, a Rússia está de volta aos palcos. Alegrem-se os "rambos" escondidos em Hollywood que S. Putin quer uma Rússia imperial e militante no planeta.

Tanto a Ossétia do Sul e a Abkhasia têm maiorias de etnias não Georgianas. A Rússia, na sua visão de samaritano, está do lado dos independentistas pois "acredita" na autodeterminação destes povos... tal como os EUA apoiaram a independência do Kosovo por ter maioria de etnia albanesa.

A independência da Ossétia do Sul e da Abkhasia enfraquece a Georgia pró-EUA e os seus planos de oleodutos fora do alcance russo.

A Rússia voltou a ser osso duro de roer.

quinta-feira, agosto 21, 2008

Podes não saber cantar, nem se quer assobiar...

Anda meio mundo a tentar descobrir as inverdades da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da China.

O fogo de artifício era feito em computador? A menina que cantou o hino fez playback? As 56 crianças que deviam representar as 56 etnias da China eram de uma só?

So what? Não foi a cerimónia mais espectacular de sempre? Acreditam tudo o que vêm nos filmes? A cerimónia dos Jogos Olímpicos Los Angeles tinha uma cena de cowboys e índios. Os mesmos puristas interrogaram-se se eram etnicamente verdadeiros?

É claro que a miúda estava a fazer playback. Estava na cara que era mera performer.
Recordemos Carlos Paião sobre esse grande flagelo social que é o playback.


terça-feira, agosto 19, 2008

Snipers com dardos atordoadores

Os snipers são uma força com características militares usada para matar. São uma óptima solução para eliminar soldados inimigos e combater grupos terroristas.
(...)
Acima de tudo, não cabe à polícia decidir quem é culpado ou inocente, e muito menos quem deve viver ou morrer. Os snipers não devem ser usados no combate ao crime, porque implicam a execução de cidadãos por decisão administrativa e à margem dos tribunais.

João Miranda in DN 16.08.2008

Resolvia-se o sequestro-suicida como? Em vez de balas, disparava-se dardos atordoadores?

O João anda a ver poucos filmes e séries. Não há bandidos bons nem formas cândidas de resolver um caso como este. Depois da negociação falhada algo terá de ser feito para que a vida de inocentes não seja posta em causa. Infelizmente já era noite e os juízes já estavam na caminha. Que queria? Que fossem lá com a sua peruca e martelinho e demovessem os meliantes da sua vontade de fama?

Falar é melhor do que resolver. Sejamos pragmáticos e deixemos de lado teorias como esta e outras. Sabia que o Bloco de Esquerda quer que os policias andem desarmados? Se calhar, para garantir uma vantagem competitiva à gatunagem.

domingo, agosto 17, 2008

Georgia tem muito para dar ao mundo


Já há muitos dias que tinha o trocadilho na cabeça e não resisti em usá-lo, hoje que descubro que a Georgia não poderia estar mais na moda.

Para além da ex-província da URSS, temos desde há dois dias na berra o Estado dos EUA. Então não é que dois amantes da natureza, Matthew Whitton e Rick Dyer, dizem ter descoberto um corpo de "bigfoot"?

Apresentaram-se anteontem em conferência de imprensa, não revelaram onde têm o corpo, mas deram DNA suficiente para provar que... há 96% de hipótese de ser de um opossum, um roedorzito lá da região. As notícias não podiam ser piores para os dois georgianos. A sua ambição parece revelar-se uma mentira muito mal contada.

Resta-nos rir com a publicidade que ambos fazem à empresa que criaram: Bigfoottracker.com




Avaliem a credibilidade dos senhores, pelos decibéis que nos transmitem. Com tanta gritaria no meio da mata, alguma vez poderiam encontrar um "bigfoot"? Assim nem conseguem arranjar clientes para a sua empresa de animação turística.

sexta-feira, agosto 15, 2008

Um partido, partido


"é preciso contribuir para a unidade do partido"

Ângelo Correia no pré "concerto" de Verão do PSD

quarta-feira, agosto 13, 2008

O preço bruto do petróleo está a baixar?

Abrem-se garrafas de champanhe. Nas redacções fazem-se vivas e notícias felizes.

Continuemos a celebrar e a falar no preço do petróleo, mas não são os nossos festejos que o faz descer.

Os mesmos autores das subidas abruptas do preço não se vão esquecer de o fazer subir em breve. Vamos ver o que vai acontecer no último trimestre do ano.

Múltiplos serão os motivos para, um punhado de homens, confirmarem o aumento do preço do petróleo: tempestades no golfo do México, guerrilhas em África, explosões de oleodutos, etc. Tudo motivos que sempre aconteceram no passado e que acontecem neste mês de Agosto.

segunda-feira, agosto 11, 2008

Jogadores de alma

"Vou jogar no Manchester de corpo e alma"
Cristiano Ronaldo in Público

"Estou de corpo e alma no Sporting"
João Moutinho in Record

"Estou no Benfica de alma e coração"
Luisão in Record

Três (in)felizes que não venderam a alma ao diabo!
Aleluia!

sábado, agosto 09, 2008

Sexy? Pois, pois...


Lançou-se um mito: Carla Vasconcelos é sexy.

Humanos com excesso de gordura podem ser extremamente sexys.

Nessa campanha eu não alinho.

Viva a silly season!

quinta-feira, agosto 07, 2008

terça-feira, agosto 05, 2008

Dos gastrossexuais e homejacking

Número de gastrossexuais está a aumentar

'Homejacking' aumenta e método preocupa a polícia

Vamos lá actualizar esses dicionários. Agora temos mais dois ditames de altíssimo gabarito.
Abram alas para os gastrossexuais, que não são propriamente a classe fã de gastrópodes.

Homejacking, também não tem nada a ver com homebanking, é um termo pouco ou nada inglês. Procure-se noticias por este nome e encontra-se de vários países menos de Inglaterra ou EUA. Mas a minha "desambiguação" preferida é carjocking, esse problema social que urge resover.

domingo, agosto 03, 2008

Did he or did he not?


Adventurer Steve Fossett 'may have faked his own death - The Telegraph

Into thin air: Did Steve Fossett fake his own death? - The Independent


Oh Steve, já não estamos a achar graça nenhuma! Aparece, rapaz... que o jantar está a esfriar!