domingo, setembro 23, 2007

Lisboa sem carros

Ora aí está a prova de que o youtube não tem tudo o que queremos ver.

Cadê o video-clip do tema "Trânsito" da Adelaide Ferreira, essencial para adornar esta crónica?

Ontem foi "dia europeu sem carros". É tema presente nas preocupações dos lisboetas, segundo sondagens, e nas campanhas dos políticos. Ainda há dias o presidente do município, António Costa, dizia que queria diminuir o trânsito em Lisboa. Façam mais túneis para injectar carros no centro da capital. Muitos protestaram, muitos se renderam mas a verdade é que não resolve a poluição, os passeios cheios, os engarrafamentos de que o excesso de carros gera em Lisboa.

"Tanto me faz, desde que me safe", dirão. Esperem mais uns meses e vão ver que vos afecta.

"Trânsito" foi um single de Adelaide Ferreira em 1981. O refrão dizia "Lisboa tem muito trânsito". Daí a referência. O problema é antigo e ninguém é competente para o resolver.

2 comentários:

Anónimo disse...

O mais grave é de facto isso.. o problema tem várias décadas, mas esquecemo-nos disso. Esquecemo-nos que havia quem acreditasse que a auto-estrada de Cascais resolveria os problemas, que a CRIL resolveria os problemas, que a duplicação e depois a triplicação do IC19 resolveria, que os túneis no Campo Pequeno, no Areeiro, na zona oriental, etc.. resolveriam os problemas.
Está tudo na mesma.
É tempo de começarmos a olhar para o que foi feito noutras grandes cidades que resolveram o problema.

Miguel
menos1carro.blogs.sapo.pt

miguel disse...

http://www.youtube.com/watch?v=qVEcn_qaYS4