quinta-feira, outubro 11, 2007

"Televisão" em transportes públicos

No final do ano passado, em Novembro, espantei-me com o alarido à volta de um dia comemorativo do "silêncio". Um músico criou um dia em que se apreciariamos horas sem o ruído imposto em nosso redor.

Achei exagerado... mas começo a concordar. Porquê? Porque o sonoro está a tomar conta dos meus espaços de silêncio. Então não é que no autocarro agora tenho de gramar com uma televisãozinha com spots em som estridente?

Pela fresquinha, saído de casa enfio-me num autocarro da TST. Lá está, o pronto ecrã a debitar-nos publicidade e "diversão". Para mim, os momentos de autocarro sempre foram de sossego, meditação e de... audição de conversas disparatadas de velhinhas ou jovens inconscientes.

Se perguntarmos à TST ela dirá qualquer coisa como "tomámos esta decisão porque estamos sempre motivados em ir de encontra aos desejos dos nossos clientes... ah, e as receitas desses ecrãs vêm mesmo a calhar!".

Não pagámos o raio do passe? Alguém vos pediu música? Qualquer dia ainda temos de pagar uma taxa de silêncio à TST...

PS: Este post fazia todo o sentido quando foi realizado há dias. Para bem da minha sanidade mental, o som foi suprimido dos novos equipamentos dos autocarros dos TST.

1 comentário:

André disse...

Nem por acaso, também escrevi um post sobre esses ecrãs nos TST há uns dias. Convido-te a ler....