sexta-feira, agosto 29, 2008

Contos e Vivências do Sudoeste Alentejano

O esvaziamento do Alentejo pode ter-se dado em meados do século passado, mas a sua memória continua bem viva, nos migrantes que povoam as cidades satélites que rodeia Lisboa.

"Contos e Vivências do Sudoeste Alentejano" reúne um conjunto de memórias de Maria Vitória Afonso, sobre o Baixo Alentejo, o seu litoral e sobretudo Colos, a terra natal da autora.

Dividida em duas partes (contos e poesias), a edição da Colibri, é um bons momentos que relembram a cultura alentejana a par de iniciativas levadas a cabo pela a associação Terra Mãe, Mais Alentejo, alguns media locais e pelo canal público de rádio no seu original programa "Lugar Ao Sul".


Se por acaso já tiver o livro, é um bom dia para ler o conto "Baía de Porto Covo". Hoje, 29 de Agosto, a vila litoral alentejana tem um dia de celebração. Neste conto, recorda-se como é que famílias do interior alentejano utilizavam há 50 anos atrás o Porto Covo como estância de férias. Melhor, explica qual o "ritual" de várias de deslocação até aquela população.

1 comentário:

Anónimo disse...

è um privilégio esta apreciação num blog de qualidade literari e sociológica. O Conto sobre o Poro Covo é o 2º do livro. Sobre o 29 em Porto Covo falei na minha crónita"Sudoeste Alentejano no Diário do Sul "Évora" de 31 de Março.
MªVitória Afonso