terça-feira, abril 10, 2007

Uns brigam por milhões, outros por tostões

PT e EDP pagam milhões aos gestores que saem

Não será ditado, mas o título desta crónica tem cada vez mais sentido. Quem menos ganha, e tem de fazer a vida, é confrontado com realidades que parecem as do show-bizz. Os gestores de topo têm uma vida dura, tão dura que são indeminizados chorudamente quando findam as suas actividades numa grande empresa... e meses depois entram noutra.

Em que consiste a vidinha de um CEO? Avaliar, pedir parceres, reunir, pedir sacrifícios à força produtiva e aos clientes e, sobretudo, comunicar muito, muito bem.

O documentário de António Barreto sobre o Portugal dos últimos 30 anos aponta para uma conclusão: não crescemos mais porque desperdiçamos muito. Não serão os milhões mal gastos em "indeminizações" de gestores? Porque não se investe em novas infraestruturas ou na baixa de preços dos clientes, já para não falar no premiar dos colaboradores que criam valor acrescentado para a empresa?

Veja-se a Universidade Independente. Milhares de jovens estudam em faculdades privadas que exigem mensalidades elevadas pois "o custo de ensino universitário é elevado". É caro e é mau. Pior que isso, quando se zangam as comadres vê-se que as condições precárias das faculdades privadas ainda dão para que haja dinheiro para luxúria dos seus reitores e sócios. Luxúria na Moderna, na Independente, etc.

Sim, têm direito à boa vida. E sim, têm o dever de investir num produto melhor para que as pessoas que lhes confiam o dinheiro saiam realizadas.

Estes dois casos, o das faculdades e dos "investimentos" em gestores, são um retrato do nosso mal. No regime do "aperta-o-cinto" em que vivemos desde os anos 80, continua-se a pedir sacrifícios a quem já tem pouco para cortar, mas pelos vistos há quem conte a ladaínha do "sacrifício" e se sinta no direito de esbanjar.

É pena que os gestores, governantes, e mesmo os cidadãos que fogem ao fisco, não percebam que vivemos em conjunto e que a riqueza bem empregue, investida e distribuida trás vantagens para a economia deste país e, retroactivamente, para eles.

Sem comentários: