sexta-feira, janeiro 08, 2010

Avatar e a crise da economia


Recentemente vi uma peça onde um realizador reputado apontava que, com a pirataria, os estúdios de Hollywood investiriam cada vez menos em projectos inovadores como Avatar e mais em formulas de sucesso.

Sem espanto, o investimento avultado em Avatar - 4 anos de trabalho - foi pago em poucos dias de exibição. Porquê? Porque inova e não segue temas de moda. Quando o produto é diferente o "pirata" vai ao cinema e é esta a lição que Hollywood tem de aprender.

A fórmula do catastrofismo e domínio mundial do vilão, a que o próprio Sherlock Holmes sucumbe, é o cenário que aniquila a TV e cinema e leva o consumidor a procurar novas realidades como os jogos.

Por fim, uma lição: é a inovação que faz mover a economia. Quer seja o Skip, a Apple ou o Avatar, é a novidade que nos faz comprar produtos ou ambicionarmo-los. Esta foi a solução da Finlãndia (Nokia) para a crise e tem de ser a de Portugal dos "centros comerciais". Manter no nosso país inovações e produzir para exportar. E não, o "Magalhães" não é um produto inovador.

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