segunda-feira, maio 15, 2006

Prós e Prós



"Aquele não foi um programa de prós e contras mas de prós e prós"

Foi com esta afirmação, que o líder do partido de extrema-direita PNR, Jorge Pinto Coelho, falou sobre o programa de Fátima Campos Ferreira.
Aparentemente, o programa já estava produzido, convidados alinhados, inclusivé a plateia estava esgotada. Uma opinião (muito) diferentesobre os emigrantes brasileiros de Vila de Rei, não poderia ser dade.

Curiosamente, reacções semelhantes foram proferidas por trabalhadores do grupo Portugal Telecom. Quando foi debatida a OPA-Sonae, dos seis elementos em estúdio apenas um manifestou reservas à acção do grupo liderado por Belmiro de Azevedo. Tratava-se do Dr. Murteira Nabo. Os espectadores que trabalhavam pela PT, viam no debate meia dúzia de filósofos de economia, e nenhum profissional de telecomunicações. Imaginem o que é falarem do vosso trabalho, sem nunca antes terem-se relacionado com ele.

Afinal, que profissionalismo é este? Um programa de debate sobre a sociedade civil, com uma maioria de argumentos afáveis e conexos ainda por cima com um nome de "Prós e Contras"? Num país de falinhas mansas, em que seria necessário uma imprensa sem medos e capaz de chamar à capa assuntos que se querem esconder, faz-se despique, entrevista, como se trata-se de uma conversa afável da Ana Sousa Dias.

Venham novos profissionais, venha a irreverência da juventude e a sapiência de quem quer mostrar outros lados do mundo. Renovação é possível e desejável.

Sem comentários: