Novos máximos para Antena 1 e TSF
De três em três meses, tremem as chefias dos grupos privados de rádio. Pasme-se, a avaliação de todo um sector ouvido por milhões de pessoas, é feito por sondagem da marktest. Nela se baseia quem publicita e, mais que tudo, quem põe e dispõe nos conteúdos da maioria das rádios.
Desta vez pagaram as emissoras que mais apostam na playlist. Sofreram desgaste. O público jovem apostou na Antena 3. As empresas por detrás da Mega FM e BestRock continuam a lutar com as mesmas armas, as armas que usam para públicos acima dos 30 e o resultado e os seus shares vão baixando.
A rádio pública jovem é a que mais diversifica, que mais música produção nacional divulga, e que tem mais programas de autor. O inverso passa-se nas outras rádios, repetem as mesmas músicas de há 2 anos nos mesmos horários e com frases de sorriso amarelo: "a melhor música de todos os tempos". Será que as duas rádios privadas continuam a passar "Behind Blue Eyes" dos The Who, perdão Limp Bizkit 7 vezes por dia? Essa música tão bela e actual...
No sector dos menos jovens, as percetagens da Antena 1 e TSF sobem. A qualidade, no meu entender, tem sido reconhecida pelos ouvintes. A RR e RFM, lideres de audiências, estão em descida. Um retrato de mudança no país?
segunda-feira, maio 02, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário