quarta-feira, maio 04, 2005

A excepção que confirma a regra

Se o governo vai manter uma dependência estratégica em relação a forças minoritárias de extrema-esquerda, isso é muito mau, não só neste caso, mas em tudo o resto - RTP

Quem fala assim não é gago, é do CDS PP. Ribeiro e Castro põe novamente a rodar a K7 da angústia do bom cristão, rico e amigo dos que pouco têm. Mais do que isso, rebaixa o partido que leva mais a sério a função na assembleia, nomeadamente, pela pontualidade e trabalho apresentado.

"Debate sobre o Programa do Governo. Há quem apareça de manhã e se escape à tarde. No PSD, muitas bancadas vazias; no PS também. Os deputados entram e saem, mudam de lugar, conversam ao telefone. Ouve-se um burburinho constante que não é diferente de um café.
Alguém discursa. Ninguém ouve. No parlamento fala-se mas não se ouve. Há entanto una excepção: os deputados do Bloco de Esquerda estão a maior parte do tempo sentados no Plenário.
Depois admirem-se do sucesso do Bloco. Os deputados portugueses não percebem que os detalhes contam. E o Plenário da Assembleia continua sem consideração e solenidade."

Pedro Lomba in DN - 25.03.05

Ainda se admiram do "sucesso" do BE nas legislativas.
Há um ano as críticas prendiam-se com o excesso de mediatismo de um partido de "apenas" três deputados. Mediatismo depurado e "boa imprensa". O BE leva a sério a sua endigitação, contudo, em Portugal não é a atitude que conte. Nem pela imprensa, nem pelos comentadores, nem pelo eleitorado.

Se avaliar medidas políticas é entrar no campo da subjectividade, o mesmo não se pode dizer sobre a assiduidade e trabalho metódico. Num estudo de jornal, a bancada europeia da CDU que tinha dois deputados, produzia mais do que a do PS que tinha pelo menos o quadruplo de representantes.

Já para não falar da disparidade entre teoria (eleições) e prática (presença na assembleia). Mário Soares, o das ruburescentes bochechas, e o "abrupto" Pacheco Pereira levaram os cargos de deputados europeus como se de hobbies de fim-de-semana se tratassem. Estavam mais tempo no nosso país do que em Bruxelas. Ribeiro e Castro também estará. Não é caso para preocupação, o parlamento europeu não está nos nossos horizontes... mediáticos.

Não basta falar de bom senso. Pelo voto de confiança e o ordenado que os cidadãos lhes concedem, exige-se aos deputados mais profissionalismo no hemiciclo de onde é regido o país.

1 comentário:

mfc disse...

Não critiquemos o Bloco por cumprir.
Se estavam presentes, foi para isso que foram eleitos.
At+é nisso me infundem confiança.