quarta-feira, julho 13, 2005

O arrastanito

O apimentado "arrastão", segundo esclarecimento da polícia, não teve a magnitude que as libelinhas da informação fizeram passar. Desde os indignados repórteres da TVI, Correio da Manhã e 24h, aos de que se esperava mais competência RTP, SIC Notícias, todos fizeram aquilo que consideram ser o seu descansado trabalhinho: interrogar polícias e veraneantes que restavam na praia no fim da tarde dos acontecimentos.

Foi só na Sexta-Feira da semana a seguir que o jornal A Capital, que para muitos sofre de esquerdite aguda, investigou a situação e, pela primeira vez, apontou que o tal "arrastão" não existiu.

Na era em que os conteúdos informativos começam a iniciar um quarto sector económico (depois do primário, secundário e terciário) existem cada vez maiores ataques à comunicação social - veja-se o caso dos jornalistas presos por não quererem quebrar o seu sigilo profissional. No entanto, é certa a falta de profissionalismo das pessoas que coordenam as redacções. Já não há investigação séria, a procura detectivesca do pormenor. A comunicação soial era considerada o quarto poder por alguma motivo: tinha a liberdade e instrumentos de denúncia e afirmação.

Os directores de jornal queixam-se da falta de conhecimentos dos jornalistas recém-formados, mas estes também não são motivados para um trabalho de profundidade. É lhes dado material para escrever, confortavelmente na cadeirinha, muitas vezes sobre fait-divers e acontecimentos já relatados noutra imprensa.

Actualmente, a comunicação social presta um mau serviço ao país e um bom serviço aos accionistas.
Os estragos da nossa imagem turistica já estão feitos e o racismo cresceu um pouco mais, contudo houve assunto para vender maior soma de jornais e para fustigar o jornal da noite das TVs durante uns dias. Perde o país e a sociedade.

Ah, segundo se diz 30 a 40 pessoas terão feito desacatos (e assaltos) na praia de Carvavelos. Afinal não foi um arrastão, mas sim um arrastanito.

Sem comentários: