sábado, janeiro 06, 2007

Saddam Hussein troca prendas no dia de reis



Contexto: Saddam foi enforcado há uma semana e é dia de Reis. Em Espanha trocam-se as prendas neste dia.

Ok, depois da piadinha cáustica (South Park - o filme) já posso desbaratar na "justiça" que deu a Saddam Hussein, um rápido final.

O líder que conseguiu unir um país pré-fabricado durante algumas décadas, foi julgado e sentenciado sem ter as minimas condições de cachola para se defender. Não era um Slobodan Milosevic. Aliás, depois de destronado nunca mais foi o mesmo, quando capturando viveu atarantado e a leste.

Quando teve poder, foi um vil tirano e assassinos natos. Saddam Hussein chegou a disparar à queima roupa em conselho de ministros - à cabeça, claro - de quem ousavam questionar as suas decisões. Fez porque tinha ajuda interna e exterior.

A morte de Saddam Hussein não resolve os problemas que criou, nem a instabilidade que as forças aliadas, ao derruba-lo, originaram. Merecia ser julgado por todos os crimes realizados e ficar até ao resto dos seus últimos dias isolado, a pensar no "bem" que fez ao usar despoticamente o poder que iraquianos "nele depositaram".

As imagens da sua execussão são degradantes. Tanto as gravadas pelas TVs, como pelas de telemóvel. É caso para dizer, já não se pode morrer em paz! Não bastava a angústia de ter segundos de vida pela frente, ainda teve de aguentar com meia dúzia de rancorosos espertinhos.
Na morte colheu o que semeou no seu regime: o ódio pela repressão e assassinio.

Talvez a pena de morte de Saddam Hussein acabe por mudar algo no mundo. Não será descabida a ideia do presidente francês, Jacques Chirac, de fazer um forcing pela abolição da pena morte em todo o mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Migo!! Há quanto tempo que eu não passava o rato por estas páginas. Tenho de voltar à civilização.

Bom trabalho e bom ano


cm