quinta-feira, dezembro 31, 2009

terça-feira, dezembro 29, 2009

Caridade ao Kilo

Com o passar do natal, finda-se a loucura da solidariedade e responsabilidade social. Deixa de ser "cool" ter empresas a ajudar as criancinhas, os "mais" desfavorecidos, as associações e tudo mais.

Os famosos, os média, os gabinetes de comunicação das empresas, carregam no botão de suspenção da actividade... para dentro de alguns meses, em datas "especiais, activarem com todo o empenho e ardor solidário.

Como em outras actividades, o modelo "charity" que temos assemelha-se cada vez mais ao dos EUA. Lá, há profissionais da caridade e há pessoas que vivem de fazer filantropia.

Retirados os beneficios para as associações, a caridade com mascotes e vips localizada no Natal é uma nova forma de negócio e de publicidade gratuita. É caridade ao kilo.

domingo, dezembro 27, 2009

Black Friday num fim-de-semana?

A adaptação de Black Friday do El Corte inglês, que se professa neste fim-de-semana, cai nos seguintes erros:

- A Black Friday realiza-se depois do dia de acção de graças, não no Natal;
- À Sexta-Feira, não em dois dias de fim-de-semana;
- Em Novembro, não em fins de Dezembro.
- Nos EUA, não em Portugal;

Compreendo que se realize no nosso país na data em que sucede nos EUA. Agora, aproveitar o nome de Black Friday para as antecipação de saldos, é uma parolice espanholó-portuguesa de todo o tamanho.

Chamem-lhe Red Weekend.

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Save our gestores!

Para não se começar a choramingar, Há que ler o subtítulo.

"Ainda assim, executivos de topo ganham, em média, mais do que
noruegueses, japoneses e finlandeses. Em 2008, receberam ¤230 mil"

Aqui solidarizo-me com Michael Moore na sua iniciativa de caridade "Save our CEO".

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Todos os paises têm o seu famoso convertido ao islão


Os EUA têm Muhammad Ali (Cassius Clay) e os britânicos Yusuf Islam. Abel Xavier representará Portugal na liga dos VIPs que fizeram muita maluquice enquanto "garotos" e enveredaram pela luz de Alá.

Abel Xavier diz que em breve se converterá ao Islão e mudará o seu nome. Esperemos que não se fique por aí e mude de cabeleireiro.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

sábado, dezembro 19, 2009

Red Bull dá-te asas agora em Lisboa

A Red Bull Air Race mudou de ares. A CM do Porto queixa-se de forças centralistas e outras forças do norte concluiram que o problema não tinha sido criado pela própria Red Bull.

A CM de Lisboa diz que não fez pressão, o Turismo de Portugal afirma-se "alheio" à decisão.

Afinal, quem levou ou o que levou a "corrida" para o sul? Um palpite: a Red Bull e a falta de capital da zona norte para manter o evento.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

terça-feira, dezembro 15, 2009

Hiper-espírito-empreendedor precisa-se

O negócio da grande distribuição, o tal que destruiu o comércio local por opção do Estado, está a tentar que os "colaboradores" trabalhem 60 horas semanais. Estes propõem-se fazer greve no dia 24 de Dezembro.

De quando em vez, as grandes marcas de retalho tentam "descontinuar" a norma que fecha os hipermercados ao Domingo à tarde, não aplicada em Novembro e Dezembro. Um dos argumentos é que vão criar centenas, se não milhares, de postos de trabalho. Cadé esse espírito empreendedor? Em vez de carregarem mais horas, porque não contratar mais pessoas?

domingo, dezembro 13, 2009

"Resolvendo" a corrupção, chutando para canto


Após debate a quente sobre corrupção, a assembleia da república vai criar uma comissão para "estudar medidas de combate". Quando há "medidas" propostas por outros partidos que são "pouco democráticas" é preferível, para o bloco central, ir alimentando um estado de coisas "pouco democrático" que é o da corrupção e tráfico de influências.

Quando não nos interessa resolver um problema, cria-se uma "autoridade", um observatório, uma comissão ou diz-se "é preciso aprofundar o debate". O caso da corrupção é grave e é mais um chutar para canto numa república quase centenária em que a justiça é um dos maiores problemas do presente.

Cantem ou encantem, mas resolvam as situações.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Era uma vez o jornal gratuito

Que o futuro não passava pelos jornais gratuitos, já me tinha apercebido. Afinal, com a chegada dos smartphones, as pessoas vão ler/ouvir cada vez mais a informação em formato digital do que em panfletos diários de publicidade formatados com as notícias que a Lusa emitiu... "ontem". Este post reporta uma queda destes jornais.

No desaparecimento desde jornais, não acredito. Dentro de alguns anos serão um ou dois nas grandes cidades e, quando os grandes grupos de média repararem que os prejuízos nunca serão recuperáveis e que estes meios não acrescentam valor, serão extintos.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Lápis, guaches e aguarelas

Ainda é possível inovar em "lápis, guaches e aguarelas"? A Viarco diz que sim.

«Aguarela de grafite para pintura, barras de grafite aguarelável para uso em grandes superfícies e um estúdio portátil com utensílios incluídos são os artigos que José Miguel Vieira Araújo, administrador da Viarco, garante serem “inovações totais a nível mundial”.»

sábado, dezembro 05, 2009

Um parlamento de gritos

"Ainda hoje noto que Portugal tem uma maneira de fazer política mais crispada que muitos países da Europa. O primeiro-ministro, o chefe da oposição, os partidos da oposição falam uns com os outros no Parlamento aos gritos, evocando problemas de honra, evocando a mentira, a coragem, a vigarice. Nos debates parlamentares de Madrid, de Paris, dos Estados Unidos, ou até de Itália vemos que as pessoas são capazes de falar racionalmente, com bons modos e educação, sem que lhes falte energia ou têmpera."

António Barreto in i - 28.11.2009

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Inovar é uma palavra oca. Criar é preciso.

Ciência. Inovação. Ciência. Inovação. Ciência. Inovação.

Estas foram as palavras mais repetidas pelo primeiro ministro português na Cimeira Ibero-Americana. Palavras ocas. Não é repetindo-as que se concretizam.

As palavras têm de ser substituídas por actos. Depois de bons anos de aposta na inovação e ciência, é tempo de Portugal pôr em prática um programa que faça com que as "inovações" se materializem em empresas para vender o know-how lá para fora e criar emprego cá dentro. Em vez de o comprar, ou de deixar as patentes de invenções a serem desenvolvidas noutros países, temos de seguir o exemplo dos países que se tornaram grandes. A inovação destes não se ficou por palavras. Houve materialização.

É verdade que precisamos empreendedores, que temos empresários de gravata e poucos investidores a sério. Aí, mais uma vez, tem de ser o estado a dar o exemplo. Sim, porque o tipico empresário portugues fala mal do estado, mas sabe que é um "el dorado" para a sua actividade.

quinta-feira, novembro 26, 2009

quarta-feira, novembro 25, 2009

segunda-feira, novembro 23, 2009

United States of Fame

"Fame! I wanna live forever... I wanna know how to fly!" Quem viveu na década de 80, não ficou incólume à série Fame.

O filme que está nos cinemas tenta reduzir a uma hora e meia um percurso de quatro anos de jovens "talentos". Duas décadas depois, a produção contextualiza-se com uma maior heterogeneidade de jovens americanos... num "forno" muito moderno: Ídolos.

Mais estériotipos, uma falsa harmonia racial, uma comunidade juvenil com menos ambição e fama distanciam este filme à série. Os dramas, o esforço, os problemas e conquistas de adolescentes tinham mais suor na série.

sábado, novembro 21, 2009

terça-feira, novembro 17, 2009

Beware the pirate


"Não só não me importo como acho uma honra ser, como se diz, pirateado. Não só pelo facto de eu próprio ser pirata. É porque o mundo mudou."

Miguel Esteves Cardoso in Público

quinta-feira, novembro 12, 2009

quarta-feira, novembro 11, 2009

Ilusão holística

"O mundo desenvolvido vive no mito da segurança e da perfeição. Quando cai uma ponte ou morre uma criança, despertamos em sobressalto desta ilusão colectiva".

André Macedo, i - 30.10.2009

terça-feira, novembro 10, 2009

Hitler foi treinador de futebol


Foi realizado um estudo a 2000 alemães com idades compreendidas entre os 9 e 15 anos. Estas crianças nasceram depois da queda do muro de Berlim e não têm conhecimento de factos históricos.

Uma em seis crianças acreditavam que Auschwitz era um parque temático sobre a II Guerra Mundial. Uma em vinte afirmaram que Adolf Hitler foi treinador de futebol.

Se em Portugal perguntassemos por Salazar a crianças, que imagem teriam?

domingo, novembro 08, 2009

Os reais problemas da humanidade segundo o PCP

Entre campanhas feitas de beijinhos e abraços, o PCP continua o mesmo. Numa peça da agência Lusa, descreve o fim da era "muro de berlim" desta forma:

"em Portugal e no mundo, se há coisa que estes 20 anos confirmam é que o capitalismo não só é incapaz de resolver os grandes problemas da humanidade e do planeta, como é o principal factor do seu agravamento"

Que o "capitalismo" não promove a igualdade universal, todos o sabemos. Haverá algum regime que o consiguia? Seguindo esta indignação do PCP, que podemos retirar da pobreza e alienação mental que vivem populações coreanas ou mesmo cubanas?

O "paraíso socialista" da RDA é, por estes dias, retratado em vários documentários que passam na TV. São boas lições de como uma sociedade se torna mesquinha, alienada, corrupta e não "resolve os problemas da humanidade e do planeta" antes, os agrava e de forma despota.

sexta-feira, novembro 06, 2009

quarta-feira, novembro 04, 2009

Distorção

"Primeiro, informe-se dos factos; depois, pode distorcê-los quanto quiser"
Mark Twain

segunda-feira, novembro 02, 2009

Curiosidade bancária

"Não é preciso ler Shakespeare para descobrir que os bancos se chamam assim, bancos, porque era sentados neles que os primeiros usurários emprestavam dinheiro na rua aos mercadores de Veneza."

Martim Avillez Figueiredo in i - 01.11.2009

sábado, outubro 31, 2009

Jornais económicos gratuitos

Hoje o Jornal de Negócios e o Weekend Económico são distribuídos gratuitamente a propósito do dia mundial da poupança.

Nestes periódicos abundam termos como "confiança", "poupança" e outros. Da minha leitura, continuo a encará-los manuais de evangelização de leigos ou de consulta por "encartados" da economia.

Embora sejam jornais de uma importante matéria, dificilmente trazem alguma cor e interesse à minha massa cinzenta, como tal fico a aguardar a próxima borla.

quinta-feira, outubro 29, 2009

terça-feira, outubro 27, 2009

Saramago, comercial e polémico

Entre as criticas mais curiosas ao novo livro de Saramago, está esta:

"estamos perante um golpe de marketing, já que ele usa a Bíblia para fins comerciais, assente numa leitura linear de uma obra composta por 76 livros e escrita ao longo de mais de mil anos" - padre Manuel Morujão, porta--voz da Conferência Episcopal Portuguesa.

Outra refere que Saramago não merecia o Nobel porque não era ecuménico, afrontava a igreja e não promovia a solidariedade de "pensamento".

Se não fosse a tradição de ficção e análise da literatura europeia, a religião continuava a ter a mesma importância anti-liberdade que teve durante séculos no planeta.

O Nobel premeia a escrita e ela não tem de ser romance ou ficção acépticas. A vida é feita de opiniões e isso reflecte-se no papel.

Ah, para que é que Saramago, já com uma carreira construida, precisa de um golpe comercial?

domingo, outubro 25, 2009

Erotismo contra a crise (jornalistica)

Depois da edição de livros eróticos pela revista Visão durante os meses quentes de Verão, é a vez do Correio da Manhã lançar DVDs de filmes eróticos.

E eu a pensar que perante a crise, as pessoas refugiavam-se na religião. Afinal é no amor.

sexta-feira, outubro 23, 2009

A rádio que "queremos"


Após um período de vigor, o grande investimento da Rádio Clube chegou ao fim.
O martírio das audiências levam a inovação desta estação a novas paragens: o cor-de-rosa, o futebol, a música.

A vontade foi boa mas comprova-se agora que era desajustada. O público, segundo os "barames ", não quer uma rádio só de palavra e com jornalismo feito de empenho na novidade. A Renascença sabe disso, daí que não passe da cepa torta há décadas com as suas RR e RFM.

Depois da saída de Luís Osório, a grelha tem menos programas de informação, horas de playlists, e uma das últimas contratações é, por exemplo, Filipa Granel. Há também a saída forçada de 10 profissionais da Media Capital Rádios.

quarta-feira, outubro 21, 2009

O passado que vivemos



Mário Zambujal edita um livro passado em Lisboa em 2044.
"Age of Stupid" passa-se também no futuro de arrependimento do presente que vivemos.

segunda-feira, outubro 19, 2009

O ex-puritanismo de Ted Haggard


Ted Haggard é umas pastor evangélico excomungado. Após uma vida de pregar contra tudo e todos que não tivessem a ver com a sua leitura da bíblia, descobriu pela prática o que é marginalizar, passando a ser marginalizado.

Em 2006, descobriu-se que Ted Haggard não era "puro". Tinha relações homossexuais e tomava afetaminas. "The Trials of Ted Haggard" é um documentário sobre a sua vida depois de admiti-lo. Graças a este trabalho da HBO, voltou à ribalta e vive de entrevistas sobre o seu passado obscuro.

sábado, outubro 17, 2009

Maitê Proença e Pingo Doce

A "reportagem" de Maitê Proença e o anúncio do Pingo Doce têm gerada discussão na internet. O que é que penso de ambos.

Maitê Proença
- Infantil. Um pessoa com o reconhecimento que ela tem, não pode fazer figuras de imberbes;
- Se é humor, não tem graça. Os portugueses são os primeiros a rirem-se com a sua desgraça, e o vídeo não faz rir. É depreciativo.
- Chega a ser má educação, mas não justifica que se peça desculpas. Regista-se, fica-se a saber com o que se pode contar da escritora e actriz.

Pingo Doce
- Embora a música fique no ouvido, a voz é estridente e irritante. Distrai e leva-me a evitar o anúncio
- Os estereótipos portugueses não são os melhores. A realidade patriótica é desajustada;
- O gesto "venha cá" não é o ideal. Os consumidores vão a um supermercado porque querem, não porque são mandados com um gesto de mão.
- Fora estas embirrações, video é colorido e é adequado à política de "nova" marca.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Foi Deus (Pinheiro)

Os "motivos pessoais" servem para sair, mas foi pela "verdade" e representatividade que Deus Pinheiro foi eleito como cabeça de lista PSD por Braga.

Hoje, demitiu-se em meia hora de hemiciclo. Credibilidade e honestidade são bons valores republicados que certas pessoas e partidos relativizam, como se a assembleia fosse um teatro muito á parte da realidade dos 15 dias de campanha.

Deus Pinheiro, pese embora haja a "teoria" que esta decisão tenha a ver com razões de saúde, já está noutra. Freitas do Amaral saiu quando estava muito fragilizado, e não apenas por razões de saúde. Durão Barroso sai do cargo mais decisório do país fragilizando toda a confiança que lhe tinham dado. Santana Lopes, Paulo Portas, Pacheco Pereira, vão e vêm, entre o deserto e os holofotes da política para "o bem público". A política é um instrumento pessoal.

Só faz falta quem quer representar os cidadãos, mas os "Deuses Pinheiros" contribuem para a cada vez mais descredibilização dos partidos e da democracia.

terça-feira, outubro 13, 2009

Estaline, à porta fechada

Mais do que uma série sobre a II Grande Guerra, "À Porta Fechada" é sobre Estaline, o seu depotismo, juízo mesquinho e crueldade. É também sobre uma Rússia que fez as despesas da guerra na europa em três anos tendo perdido 27 milhões de pessoas. Reflecte também sobre o futuro do bloco soviético da europa de leste até 1989.

Uma boa série, numa visão parcial e pró-ocidental.

domingo, outubro 11, 2009

Alan Kardec




E se o próximo grande ponta de lança se chama-se Alan Kardec?
Depois de Rolnadinho I e II, de Alexandre Pato, o Brasil tem um Alan Kardec na seleção de esperanças.

Engraçado, atendendo que Alan Kardec é o pseudónimo escolhido pelo principal impulsionador do espiritismo.

Só mesmo no Brasil.

sexta-feira, outubro 09, 2009

segunda-feira, outubro 05, 2009

sábado, outubro 03, 2009

A luz que guiava

O "novelo" mais antigo dos EUA, GuidingLight, acabou. Após mais de 15 mil episódios gravados ao longo de várias décadas, os espectadores diminuiram e a estação acabou com o investimento.

Em tanta história, há as eventuais repetições entre personagens. Tão ou mais que "Neighbours", uma seérie que marcou, pela negativa, os meus anos 80.

Esta é mais uma excelente reportagem do 60 Minutos.



quinta-feira, outubro 01, 2009

A semana da polémica


As eleições deviam ser como o natal: quando um homem/mulher quizerem.

Há uma grande diferença entre os dias que precederam as legislativas e os que agora vivemos. Antes haviam inaugurações dia-a-dia, agora parece que se tirou uma rolha da garrafa e que tudo o que é polémico é reveçado.

A compra de 30% da Media Capital pela OnGoing, caso dos submarinos, a "declaração de guerra" de Cavaco ao governo recém eleito.

terça-feira, setembro 29, 2009

Momentos



Tarde demais nos apercebemos que a vida é feita de momentos.
A economia serve-nos ou somos nós que servimos a economia?

sexta-feira, setembro 25, 2009

Campanha tonta

Esta foi uma campanha realmente esclarecedora. Falou-se de:
- Asfixia democrática;
- Medo;
- TGV;
- Salazar;
- Acordos secretos;
- Instrumentalizações;
- Campanhas ocultas;

Ufa, venha lá esse período de reflexão. Não para decidir, mas para descansar da asfixia de tontice.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Investimento interno

"O Estado tem de ter os tribunais a funcionar e impedir que só haja imbecis a sair da escola. Isto é que são as funções do Estado. A sua é escrever, a minha papaguear e a dos empresários investir!"

Medina Carreira in Visão - 10.09.2009

segunda-feira, setembro 21, 2009

"O Inferno Verde"

"Inferno Verde" é um livro de memórias de um soldado português em Moçambique. Autor do livro, José Alberto Mesquita por lá passou entre 1968-1972.

A guerra, a amizade, a injustiça de um conflito que no século XX já só poderia ter um fim. As memórias que são mais ricas para mim prendem-se com o furriel Raposo, soldado cujo nome consta hoje do monumento aos combatentes do ultramar em Belém. Um tio que não conheci em vida e cuja morte marcou a família.

Num ano tenho conhecimento de dois livros com memórias de familiares meus.

terça-feira, setembro 15, 2009

Retalhistas filantropos

Os retalhistas são quase uma espécie de filantropos porque pegam nos lucros dos produtores e entregam-nos aos consumidores. (...) as margens de lucro dos retalhistas continuam a ser bastante inferiores às dos produtores, que conseguem compensar essas perdas mais facilmente através do lançamento de novos produtos, do s aumento dos preços, dos lay-off e do encerramento de fábricas.

Marcel Corstjens (Jerónimo Martins) in Público - 06.09.2009

domingo, setembro 13, 2009

Comédia sem limites

Na secção do "correio do leitor" da revista Visão da passada semana, uma carta indignava-se contra a falta de chá de certo humor O "achincalhamento dos deficientes pelo personagem Chato da série Os Contemporâneos" é um facto insofismável. Acrescenta também que este colectivo "nunca terá lugar de referência" na comédia nacional. Ponto final" contrariamente ao Raúl Solnado, Herman e Gato Fedorento.

A comédia não existe sem a hipérbole dos contrastes. O leitor estará esquecido do "inenarrável" sketch dos Gato Fedorento em que criaram um "velhão", para depósito de cidadãos séniores, do Herman quando gozou com figuras históricas nacionais ou quando o Raúl Solnado aplaudiu todos os restantes autores citados neste post... e porventura rejeitou um humor "rural" ou de "malucos".

Seremos sem dúvida o povo que mais filosofa sobre questões de humor. Como acho que sem se passar das marcas não há riso, aqui segue:

sexta-feira, setembro 11, 2009

102

Quem quiser "recordar" o 11 de Setembro, pode fazê-lo no canal História com o bom documentário "102 minutos que mudaram os EUA".

quarta-feira, setembro 09, 2009

segunda-feira, setembro 07, 2009

Operação Pandemia ou a desmistificação do H1N1

Aqui está um vídeo que lança uma questão que muitos se colocam, mas que poucos sabem a resposta.
Sabia que Donald Rumsfeld presidiu à Gilead Science, a mesma que patenteou o Tamiflu e mais tarde concedeu a patente à Roche?

domingo, setembro 06, 2009

Assim começa um mito


Se há uma publicidade que não bate certo é a dos portatéis Toshiba no qual Fernando Alvim aparece como ávido jogador. "A malta é jovem" e o target deste modelo também agora acho que se enganam no figurino. Das centenas de horas que já ouvi de radiofolia e de TV, nunca vi Fernando Alvim proferir que se diverte com jogos de computador. As suas "paixões" de marca são: a rádio (Antena3), os livros (revista 365), a música (brinca aos DJs). a perversão (raro é o programa em que a conversa não descambe para o sexo).

Porque não esperaram pela saída de um leitor de livros Toshiba?

sexta-feira, setembro 04, 2009

quarta-feira, setembro 02, 2009

Luso-Bimbi(sse)


A Única, revista do Expresso, apresentou na edição desta semana "A portuguesa atrás de Carla Bruni".

Somos assim, adoramos ganhar medalhas no atletismo e babamo-nos por um "portuguesito" detrás de figuras potentes mundiais. Recentemente foi o cão lusitano de Barack Obama, a costureinha que fez a bainha para a banda americana que repousa na lua e mesmo um "gourmet" português que deliciava Saddam Hussein.

Esta "bimbisse" não é nova. Há uns bons anos ele era o alfaiate português que vestia presidentes americanos, ou a "bruxa" que Ronald Regan não dispensava... e mesmo as baguetes servidas ao mais alto dignatário francês. Tudo obra de português ou descentente.. até à terceira geração.

Eu sei que uma silly season a sério tem de se respeitar, mas somos assim tão pequenos que consigamos resistir à necessidade de (e)feitos... como se diz... parvos?

terça-feira, setembro 01, 2009

De nuestros hermanos, con muy amor y cariño

No mercado de La Boqueria, come-se de tudo. Oh, sí cariño!

segunda-feira, agosto 31, 2009

Lugar ao Sul acaba

Õ Lugar ao Sul acabou.

Um programa ímpar na rádio portuguesa, muito dada a divulgar "a melhor música" ou a conversas de estúdio.

Neste programa feito pela Antena 1 de Faro, Rafael Correia deambulava entre o Baixo Alentejo e o Algarve em conversas com habitantes da região, que contam episódios culturais ou de trabalho das suas vidas para além de providenciar uma excelente escolha musical.

Porquê o fim? Pelo que ouvi no provedor do ouvinte e li em algumas fontes, Rafael Correia tomou a decisão de acabar com o programa não sendo vontade da Antena 1 fazê-lo. Ou o autor queria passar a gozar a reforma, ou foi uma "birrinha" para com quem investiu nas suas qualidades durante mais de duas décadas.

Há muito português que se sente desrespeitado, de Ronaldo aos professores, mas todos se esquecem que o "respeito" não paga ordenado.

sábado, agosto 29, 2009

quinta-feira, agosto 27, 2009

Uma das melhores citações de sempre

"Some men see things as they are and say why. I dream things that never were and say why not."

Ted Kennedy (1932 - 2009)

terça-feira, agosto 25, 2009

A "palha" dos jornais gratuitos

Meia Hora encerra em Setembro

Há um tempinho o "Destak" fez um anúncio no qual comparava a informação dos jornais tradicionais como "palha" e as notícias dos gratuitos como as que realmente interessavam, fornecidas em formato leve.

Os problemas no Metro, o fim do Meia Hora são a constatação que os jornais gratuitos são um modelo de informação que não faz a diferença, não se consegue sustentar e que tem um negro futuro.

Com o regular uso de smartphones e de internet nos seus aparelhos, as notícias da Lusa, que são o "pão para a boca" destes jornais, chegam mais rápido e tornam o modelo de jornais cada vez mais desinteressantes. Quem sabe a informação volte ao realmente o que era: dinheiro por informação exclusiva.

domingo, agosto 23, 2009

Viver (uns dias) sem Internet?

Hoje a jornalista Isabel Coutinho apresenta na Pública como é viver desligada da rede durante uma semana.
A minha relação com a "internex" é tão essencial à vida que já estou como o Pete Cashmore e questiono-me What Comes First: Internet or Breakfast?

sexta-feira, agosto 21, 2009

quarta-feira, agosto 19, 2009

segunda-feira, agosto 17, 2009

sábado, agosto 15, 2009

"Onde está o teu guru"?


Hoje há "gurus" para todos os estados (de alma).

Rui Veloso canta "onde está o meu guru"... e o Correio da Manhã vende um livro de Delane Vieira, que diz ser o "guru" de Jorge Nuno Pinto da Costa.

terça-feira, agosto 11, 2009

Espadinha, o maior português de todos os tempos


"Entrei na novela "Podia Acabar o Mundo", onde fazia um vagabundo, e um jornal disse que a minha interpretação era genial. Agora estou desempregado. O maior sucesso de bilheteira é meu, foi uma comédia no Capitólio, que esteve em cena dois anos, a esgotar duas vezes por dia. Não há cá Felipes La Férias. Isso é a brincar. Se fosse inglês, estava rico."

Victor Espadinha in Jornal I - 11.07.2009

domingo, agosto 09, 2009

sexta-feira, agosto 07, 2009

TVI terá um canal cultural?

A SIC vai produzir um canal infantil para a Meo.
Aguardo com expectativa a resposta da TVI. Quiçá um canal cultural para a ZON.

quarta-feira, agosto 05, 2009

Use your illusion 75

O baterista de Slayer, Dave Lombardo, imagina-se a tocar "speed metal" com 75 anos.

Charlie Watts dos Rolling Stones anda lá perto, tem 68 anos...

segunda-feira, agosto 03, 2009

Balibó



Um filme com o principal protagonista da série Sem Rasto, que narra a história de jornalistas australianos que pereceram em Timor.

sexta-feira, julho 31, 2009

terça-feira, julho 28, 2009

Plágio "técnico"

Bom recolha. Acrescentava apenas a o "Latina América" dos JáFumega e o "Message in a Bottle" dos The Police.

quarta-feira, julho 22, 2009

Aves, ao ataque!


Ataque de aves obriga avião da TAP a regressar ao Porto

Ataque de aves? A cena é de banda de desenhada: um bando de aves esvoaça em redor de um aparelho da TAP dando-lhe bicadas entremiadas por esguichos arreliados. Dificilmente terá sido assim...

Ouvi esta peça na rádio ouvi outra imprecisão que achei graça. Dizia a radialista que o avião teria feito "marcha atrás". No sentido figurado, quero acreditar.

quinta-feira, julho 16, 2009

Mostar United

Uma década depois do fim da guerra nos balcãs, e com os holofotes fora do sangue, há uma sociedade separada e sempre em alerta. Utilizando o futebol jovem como teia, o documentário fala como os jovens vivem Mostar, uma cidade insegura por extremismos de "etnias".

terça-feira, julho 14, 2009

Adopte um Nilton



Nilton conseguiu logo no primeiro programa um dos seus objectivos para o 5 para a Meia Noite. Ouvi ou li na pré produção do programa que Nilton tinha como um dos objectivo chatear o provedor.

O sketch "Adopte um GNR" teve um puxão de orelhas de Paquete de Oliveira, provedor do espectador. O vídeo esteve em partilha no Sapo Vídeos e Youtube, mas entretanto foi retirado.

Quem anda a chuva molha-se.

domingo, julho 12, 2009

O estudo e o Verão

Nesta silly season já há competição pelo estudo com tópico mais bizarro:

As mulheres perdem quase um ano a decidir o que vestir (Jornal i)

Homens que lavam a loiça têm melhor vida sexual (DN)

Good dancers make the fittest mates (New Scientist)

Aguardam-se manifestos de "sábios" pró e contra argumentos tão sensíveis.

sexta-feira, julho 10, 2009

Michael Jackson ganhou um funeral de sonho, e você?


Você também pode ganhar, no concurso que a Rádio Santiago está a levar a cabo."Vamos oferecer um funeral de sonho, rodeado de luxo, desde a urna às flores", explica Sandra Guimarães, directora da agência Bigger, à Lusa.

Pode ser na Staples mais perto, com cantor de alto "galarito"? Sim, daqueles que há 10 anos que não ligavam a Michael Jackson mas que se associaram à sua cerimónia final.

Como dizia Herman José na Antena 1 no programa de Jorge Afonso, todos gostam de Michael Jackson agora, mas se fizesse uma sondagem dias antes do desaparecimento do artista, uma boa parte alertaria para a sua excentricidade e esqueceria o contributo que deu à música e espectáculo.

quarta-feira, julho 08, 2009

Ode a Maria João Pires

A história da despedida de Maria João Pires já não é nova. Arrasta-se ao longo de anos. Se a mudança de nacionalidade faz a diferença à sua alma, vá em frente.

Quem muito repete uma ideia ou não está seguro ou quer perpetuar um cenário para inglês ver. Maria João Pires poderia ser uma boa candidata para ganhar o globo de ouro 2010 "Adeus que Vou Embora (por favor agarrem-me)"... outro seria Soares Franco, que já "se foi".

sábado, julho 04, 2009

quinta-feira, julho 02, 2009

Media Markl

Na semana passada Nuno Markl referiu no seu blogue que a Media Markt tinha lançado um perspicaz anúncio "Desbloqueador de Conversa". Os "provocantes" publicitários da companhia "riparam" um dos trabalhos conhecidos do Homem que Mordeu o Cão sem falarem ao autor nem apresentadores da Rádio Comercial. Entretanto, a responsável de comunicação fez o que tinha a fazer comunicando a retirada da publicidade das rádios.

Com este, são dos os anúncios "polémicos" da Media Markt. O anterior era o dos "escoteiros". Ser polémico é bom, muitos "artistas" crescem com a polémica boa ou má. A Media Markt continua a acreditar que tem a ganhar fazendo publicidade para "não parvo", e ferindo a criatividade de outros ou estigmatizando grupos.

No humor ou inovação não há limites, mas a criatividade e conquista do público custa... trabalho, poder de previsão e talento. Um pouco de ética também não é de descurar.

domingo, junho 28, 2009

Arraial de fim de Verão

Setembro e Outubro vamos ter quatro semanas de intensa festa eleitoral.
Mais de 60% do eleitorado escusa-se a votar nas últimas eleições e quem decide entende que sabe mais do que os cidadãos. Escolhem estender um arraial por não terem confiança que os votates sejam capazes de distinguir as duas eleições.

Assim, continuam a perder a confiança dos portugueses.

sexta-feira, junho 26, 2009

O Truman Capote do Ribatejo


"Moita Flores é o maior novelista ibérico vivo". [É] uma espécie de Truman Capote da Península Ibérica, com um registo que transforma a reportagem em ficção".

António de Sousa Duarte in I

quarta-feira, junho 24, 2009

segunda-feira, junho 22, 2009

Ser e exibir

"Saber, serve o nosso trabalho - exibir sabedoria, não serve para nada. Ser, é o mínimo. Exibir o nosso ser como um extraordinário ser, é uma merda. E não serve para nada."

Pedro Rolo Duarte, I - 13.06.2009

sábado, junho 20, 2009

Descodificador de conversa

"Não é o "bota abaixo". É o alertar, pedir contas, desmontar e a mensagem política. Nós não podemos ser um eco, temos de ser o descodificador."

Manuela Moura Guedes in "i" - 30.05.2009

[Photo]Independente do mau ou bom jornalismo que a TVI de Manuela Moura Guedes proponha ao país, tem razão no que diz nesta frase.

Qual é afinal o jornalismo actual que pede contas e confronta os responsáveis? O admirável mundo novo não pode ser sempre cordial, amável e respeitador... se não passamos a viver numa conversa da Ana Sousa Dias.

quinta-feira, junho 18, 2009

Observâncias

"Os observatórios entraram em moda há alguns anos e multiplicaram-se. Entre úteis e inúteis, a lista telefónica revela-os às dezenas. (...)

Para que criar observatórios dependentes do Governo? para que servem as Inspecções e Direcções-Gerais? Porque não contratar entidades independentes, exteriores á Administração Pública, privadas ou estrangeiras? Já agora, comprarem-se os prazos e os custos de obras públicas com grandes empreendimentos privados, a Ponte do Carregado, por exemplo, ou os grandes centros comerciais.

António Barreto in Público . 14.06.2009

terça-feira, junho 16, 2009

O bom português (?)

Durão Barroso na presidência da Comunidade Europeia... sim ou não?
Tanto faz, serve? Seria o meu voto.

Fez um trabalho razoável, e não desastroso como alguns partidos querem fazer parecer. Basta lembrar as salganhadas pós-Jacques Delor. Lembremo-nos que a "velha Europa" é demasiado nova para consensos federais. Não nos entendemos a 27, por agora. O "nosso" José, após ter mandado os portugueses às malvas, que deram ao PSD o cargo de Primeiro-Ministro, sorriu bem, falou as linguas principais e estabelizou as guerras internas na Comunidade Europeia.

Já que gosta tanto da Europa, e menospreza Portugal, porque não lhe fazer a vontade? Quando voltar para o berço, quiçá candidatando-se á presidência da república portuguesa, será outra história. Espero que a populaça dê ao "cherne" o que lhe é devido.

sexta-feira, junho 12, 2009

quarta-feira, junho 10, 2009

segunda-feira, junho 08, 2009

sábado, junho 06, 2009

Desdramatizadores

"Espero que todos tenham uma postura correcta" - Mário Lino

Nos últimos tempos. o ministro Lino e Pinho tem sabido transmitir um vazio de ideias e falsas expectavitas. Ora é a Qimonda que ainda tem esperança e é necessário é ter paciência, ora uma questão de "postura" a greve da Portugália.

De postura e bom senso está o inferno cheio. É preferivel o silêncio à falta de acções.

domingo, maio 31, 2009

Alô presidente!

"Não há dúvida de que o processo em curso aproxima a Venezuela de uma ditadura comunista e afasta o país de uma democracia liberal" disse Vargas Llosa na Venezuela desafiando Chavez.

Esta e outras verdades estão num som da TSF.

sexta-feira, maio 29, 2009

quarta-feira, maio 27, 2009

Quem é o próximo?

Dias Loureiro abandona Conselho de Estado


A opinião pública, e sobretudo política, conseguiu a demissão. A grande corrida Dias Loureiro terminou.
Qual é será a próxima obsessão? A quem vamos pedir a demissão?

segunda-feira, maio 25, 2009

sábado, maio 23, 2009

Obama faz stand up? Cavaco também

Toda a gente acha que tem piada – é talvez a maior tragédia humana. Quem não conhece a agonia e a humilhação de ter de forçar um risinho falso quando é confrontado com uma má piada emitida por alguém que não se pode mandar calar, como o nosso patrão, ou um moribundo?
(...)

Podemos ter a certeza de que Cavaco submeteu as suas mordazes e demolidoras charges aos conselheiros da Presidência. E que estes, não obstante a dignidade dos cargos, foram obrigados a atirar-se para o chão e apertar a barriga. Uns correram logo para a casa de banho por não saberem imitar uma pessoa que se mija a rir.

Miguel Esteves Cardoso in Público - 17.05.2009

quinta-feira, maio 21, 2009

"Francisco Bastos, António Calado e a JACA"

Finalmente, um livro sobre dois atletas de Almada que com a camisola do JACA, SCP e Portugal realizaram feitos internacionais durante a década de 30 e 40 do século passado. 

É o próprio Prof. Moniz Pereira, que acompanhou os atletas, que refere: "naquele tempo os atletas de Almada estavam 10 anos à frente". Daí que os recordes de ambos tenham permanecido por bater durante uma década.  

"Francisco Bastos, António Calado e a JACA" é de autoria de Luís Alves Milheiro e teve o apoio da Junta de Freguesia de Almada. Gostaria que o SCP relembrasse a memória dos atletas quiçá, divulgando este livro.

terça-feira, maio 19, 2009

A bala invisível



A jornalista Marie Drucker ao entrevistar o linguísta Claude Hagège na France 3, simula "um tiro na cabeça". É uma bala no seu curriculum, que ficará na internet por tempo indeterminado. Um projéctil invisível.

domingo, maio 17, 2009

Um obelisco chamado Cristo Rei


Gosto do mito fundador da estátuta Cristo Rei, esse castelo religioso de Almada: foi mandado construir por Oliveira Salazar agradecendo à divindade por ter poupado
Portugal à participação na IIª Guerra Mundial.

Falso. Desde os anos 30 do século passado que as autoridades religiosas do Estado Novo estavam danadinhas por ter um obelisco semelhante ao Cristo Redendor do Rio de Janeiro.

Os 28 metros de pedra mostram que em pleno século XXI continuamos muito próximos dos nossos primos Sapiens, que eregiam monumentos de intenso tamanho... associando-o a funcionalidade e espetacularidade.

segunda-feira, maio 11, 2009

sábado, maio 09, 2009

Uma conquista ainda "jovem"

"Trinta e cinco anos depois de Abril, a democracia continua a viver à custa de Salazar e da sua queda. Parece que o regime democrático e a liberdade nada têm a oferecer ao povo para além do derrube do ditador"

António Barreto in Público - 03.05.2009

Para além de liberdade, há um grande valor que a partidocracia tanto procura: o da desculpa. O do pedido pelos "maus tratos" a Socrates na campanha negra, a Vital Moreira no passeio dos alegres e 1 de Maio, etc.

Há um país para organizar e colocar na frente de restantes 27 países europeus. Não é com preocupações de desculpas que se conquista a excelência

terça-feira, maio 05, 2009

Com amor

No último sábado, MST voltou a partilhar connosco que no íntimo mais íntimo de si tem a certeza de que José Sócrates é inocente. Mas com uma novidade: resolveu implicar comigo.

Escreveu ele: "Há um tipo - que tem o mesmo apelido do que eu e que escreve semanalmente no DN, onde se especializou na ofensa fácil - que escreveu que Sócrates falar de moral é o mesmo que Cicciolina falar de virtude, ou coisa que o valha."

(…) "Ou coisa que o valha"? Caro MST: o que eu realmente escrevi está por toda a net (digite "google.pt", preencha a caixinha branca e carregue no enter) e já me fartei de explicar que a pobre Cicciolina nem sequer consta da queixa. Se for com este rigor que perscruta o seu íntimo, temo pela inocência de José Sócrates.

(…) Ao invés, se fizesse o trabalho de casa, certamente perceberia que entre si e aqui o tipo especialista "em ofensa fácil" não há assim tantas diferenças sobre o entendimento do caso Freeport, tirando a parte das suas "convicções pessoais". Mas sabe como é: eu não conheço o primeiro-ministro, janto poucas vezes fora de casa e não tenho companheiros de caça. Parecendo que não, isso ajuda a não ter tantas "convicções pessoais".

João Miguel Tavares in DN - 28.04.2009

domingo, maio 03, 2009

sábado, maio 02, 2009

terça-feira, abril 28, 2009

O desejo de Rui Rio e Cicciolina

Porto: Cicciolina e presidente do Clube das Virgens falam sobre "O desejo", em congresso do Espaço t - Lusa

Rui Rio também devia aparecer, pois o seu desejo em relação à presidência do PSD continua a ser grande.

domingo, abril 26, 2009

Jornal dos milhões

Jornal da TVI atinge máximo de audiência - DN

O pessimismo, a negritude é um dos nossos maiores valores. Quem o sabe explorar, ganha.
Ganhou o Independente, nos anos 80, ganha a TVI agora ao dar em lâminas, todas as sextas-feiras, o episódio Freeport. Poucas novidades mas uma estrutura de afrontamento com o primeiro-ministro, qual justiceiro.

"É isto de que o meu povo gosta", como diria Jorge Perestrelo, ao que eu acrescento: é isto que nos sufoca e não nos deixa crescer. Ganha a TVI, a mesquinhez e o empobrecimento de inteligência.

terça-feira, abril 21, 2009

Ele e ela

Ele existe. Ela existe.

Ele, o Gabinete de Estudos Olisiponenses. Ela, uma cadeira de estudos científicos sobre lisboa chamada de "olisipologia".

Gosto.

segunda-feira, abril 20, 2009

Solta-se o beijo


"Não existe coisa mais estranha do que o beijo. A união de extremidades superiores do aparelho digestivo de duas pessoas não parece cumprir grande função além da transmissão de uma série de doenças, incluindo a mononucleose, a gripe comum, a meningite e o herpes. Durante um beijo são trocados uns bons mililitros de saliva, bem como cerca de 250 mil bactérias. Em suma, é uma grande porcaria.

Nuno Nodin in Pública 05.04.2008

domingo, abril 19, 2009

Assim vai o mundo

'Campónia' emociona o mundo com a sua voz in DN

Acho curioso os toques amorosos que se deram a Susan Boyle, vencedora de um "ídolos" show na Grã Bretanha.

Se o DN lhe chamava campónia, com aspas, já uma TV acrescentava que aos 48 a dita senhora nunca tinha sido beijada.

sexta-feira, abril 17, 2009

Correr com eles


Investigação portuguesa quer comprovar benefícios do exercício físico para o coração - JPN

Uns investigam, o nosso primeiro-ministro da o exemplo.
Não há visita oficial ao estrangeiro onde não dê a sua corrida "física".

quarta-feira, abril 15, 2009

Ó puto, é a PIDE

‘Morangos’ têm aula sobre a PIDE - Correio da Manhã

A PIDE está na moda. Não, não é uma piada sobre a caça á opinião jornalistica (caso João Miguel Tavares) mas uma constatação factual. Há uma série a ser preparada sobre a PIDE para a RTP que, espero, me elucide sobre os actos e cultura da polícia que, durante décadas, foi o cimento do reino de D. Salazar, o eleito melhor português de todos os tempos.

segunda-feira, abril 13, 2009

Fé e evolução

"Assim como não se pode negar a fé pela ciência também não se pode afirmar a fé pela ciência. Este debate entre o criacionismo bíblico e darwinismo é um artefacto ideológico, não faz parte do barulho."

João Lobo Antunes in Única 14.03.2009

quinta-feira, abril 09, 2009

terça-feira, abril 07, 2009

As novas cruzadas

Sócrates anuncia reforço da presença militar portuguesa RTP

Esta última cimeira da Nato em que se uniram esforços para retomar o "pressing" aos Taliban e Al-Qaeda, recorda-me a união de fiéis que levaram às Cruzadas.

José Sócrates foi dos principais a dizer: "vamos a eles, carago!".
Pecou pela falta de pormenor. Espero que as tropas portuguesas levem computadores Magalhães.

domingo, abril 05, 2009

Tempo secular

Vejo nos escaparates a capa da revista Gente. Título: "O Funeral do Século". Imagem: Jane Goody.

Vivemos tempos muito significantes. Antes do funeral do século, iniciámos a travessia da que é, para alguns, a pior crise desde há 100 anos.

sexta-feira, abril 03, 2009

segunda-feira, março 30, 2009

sábado, março 28, 2009

Last Carmen Miranda stand

Carmen Miranda no programa de Jimmy Durante a 04 de Agosto de 1955.
A sua última actuação.


quinta-feira, março 26, 2009

De fundação em fundação

António Barreto vai dirigir a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Pelo que ouvi no Pessoal e Transmissível, a instituição vai ser um orgão pensante de Portugal e procurará trazer-lhe os instrumentos e valores essenciais... para sairmos da cepa torta.

Somos dos primeiros a concluir que a falar não nos entendemos, e que teorizamos demasiado em vez de colocar em marcha. António Barreto é dos principais críticos do presente estado de coisas mas vai encabeçar um projecto de teorização. Mais um para tentar convencer o restante bolo da sociedade que o caminho certo é o que ele acaba de ver.

Porque é que a Fundação Francisco Manuel dos Santos não investe o seu dinheirinho em ideias empreendedoras que criem negócio? É disto que precisamos, ajudar os portugueses que pensam e não se acomodam no cadeirão.

terça-feira, março 24, 2009

Marley & eu no cinema


Grande filme (em comprimento).
Light "best seller" entertainment com uma ideia que retiro há que já tinha.
Ter animaizinhos de estimação é muito bonito, mas será que viver a sua morte compensa a participação deles na nossa vida? Provavelmente sim.

Cuidado labradores bébés! Nos próximos dias, novos donos vão procurar-vos por causa do filme. Acreditem, no Verão vão esquecer-se de vocês pois têm de ir de férias!

domingo, março 22, 2009

terça-feira, março 17, 2009

Vicente, o corvo

"Em atenção ao meu avô sou Miguel VICENTE Esteves Cardoso. Vicente é também nome de uma espécie de corvo - os que alegadamente guardam Lisboa, não sei de quê. Só sei que não assustam ninguém - nem pombos nem turistas nem periquitos fugidos - a não ser eu.

Miguel Esteves Cardoso in Sábado - 05.03.2009