sexta-feira, setembro 23, 2005

Empregos onde estão eles?

Todos os anos após a sempre problemática colocação dos professores vem à baila o tema do desemprego e dos licenciados desempregados. Hoje o Governo lançou o Plano Nacional de Emprego que visa o aumento da taxa global de emprego. O Governo garante que vai investir 1.434 milhões de euros para que a meta seja atingida até 2008. Mas eu receio que o problema se mantenha uma vez que não é resolvido na fonte, ou seja, as universidades continuam a formar muito mais licenciados em determinadas áreas do que aqueles que o mercado consegue absorver. É certo que as pessoas devem ter o direito de escolher a área de que gostam, todavia não lhes serve de muito se depois não encontram emprego e acabam por ter que desenvolver a sua actividade profissional numa área totalmente diferente daquela a que estão habilitados.

No ano passado a ministra do Ensino Superior do antigo governo lançou um programa de reconversão para licenciados desempregados. Eu gostaria sinceramente de saber como está a correr a experiência uma vez que foi necessário investir algum dinheiro e as últimas notícias que tive é que em Fevereiro as pessoas ainda não tinham recebido a bolsa a que tinham direito.

Por outro lado o IEFP de vez em quando faz curso profissionais para desempregados, quer sejam licenciados ou não, e numa destas semanas saiu um artigo no expressoemprego alegando que a taxa de empregabilidade era baixa, mais de 60% das pessoas não conseguia emprego nos 3 meses seguintes.

Deixo aqui o apelo a quem de direito, façam estudos sérios sobre a questão da empregabilidade e adequem as necesidades do mercado às ofertas formativas porque todo o país tem a ganhar com essa situação.

Sem comentários: