"Entre o descrédito acelerado dos partidos e a actual cultura de hipermercado, onde o consumidor toma o lugar do cidadão, o marketing tende a substituir a política.
A popularidade é o objectivo, o populismo o instrumento: bailaricos, jantares e passeios grátis de helicópteros fazem mais pelo candidato do que medidas de fundo, talvez menos viziveis, certamente menos imediatas (...)
Por vezes a solução está nas velhas fórmulas, hoje tão em desuso: a honra, a
proibidade, o falar verdade, a devoção ao bem público. Está também na coragem das
convicções, mesmo que ao arrepio das sondagens"
Esther Mucznik in Publico - 08.07.2005
foto PimPão Digital
terça-feira, setembro 20, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Popularidade é o objectivo porque populismo dá votos. O povo fica doido com uma esferográfica, uma t-shirt, um passeio à borla.
Nenhum candidato aposta na seriedade e outros valores por, em campanha, não ser possível a sua certificação. É tudo muito rápido.
Os grandes valores convencem pela prática reiterada de acções a eles atinentes. Na vida pública ou privada.
Enviar um comentário