quarta-feira, setembro 14, 2005

Projectos para deslumbrar

Sim, sim. A paisagem de fundo do outdoor é do projecto apelidado "Manhattan Cacilhas". E sim, o candidato autárquico do PS Almada, Dr. Alberto Antunes, é a favor da adopção de esquadrias megalómanas.

Reconheça-se, é contra-corrente. Na actualidade, técnicos do urbanismo, de ambiente, do social e quem decide políticas de investimento advogam o conceito "sustentável", ou seja, o ordenamento equilibrado para resultados económico-sociais e ambientais benéficos..

O Dr. Alberto Antunes é um homem de grandes ideias. É do PS, reconheça-se. O partido dos grandes "feitos", dos gastos de milhões em infra-estruturas que, após realizadas, são encargo para quem as tem de manter. A táctica do PS parece simplista: para grandes males, grandes visuais investimentos.

Com estes cartazes, o candidato do PS morre na praia. Após uma investida com publicidade em que evidenciava ter ideias ponderadas mas de futuro (“é hora de ir em frente”), reaviva uma ferida nunca apoiada pela população ou vereação. Fica engasgado na goela de almadenses que desejavam refrescar as chefias do seu concelho.

“Manhatan Cacilhas” causa repulsa e não causa deslumbramento, sentimento com que um megalómano político pensa dominar o seu fiel voto-depositário. Repulsa como casos pontuais em que aldeias protestam contra incineradoras que são planeadas para os seus quintais. Para lá das fronteiras deles todos aprovam, mas ninguém aceita no seu quadradinho de bem-estar um objecto de mau estar.

Saiba o Dr. Alberto que já existe um projecto desenvolvido para a zona ocupado pela antiga Lisnave. "Sustentável", equilibrado em espaços necessários e sem torres que façam sombra à cidade.

Uma nota final para a infeliz data em que os cartazes foram colocados. Precisamente no dia em que o ex-vice presidente do município do Porto, Paulo Morais, denunciava à Visão os compadrios entre candidatos autárquicos e investidores imobiliários. É de certo coincidência, mas será acaso o facto de o pretendente do PS tirar da gaveta um projecto já mais que arquivado nas más memórias dos habitantes locais e do país?

Sem comentários: