domingo, janeiro 15, 2006

O novo Diário de Notícias

Escrevo este post ainda na ressaca do fim do DNa de Pedro Rolo Duarte, Sónia Morais Santos, e de outros excelentes "articulistas".

Escrevo-o convicto que o DNa não era obra imortal e que, embora ainda muito houvesse para tratar com aquela roupagem visual e escrita, o seu fim veio numa altura certa.

Tive acesso a boa parte das edições do Diário de Notícias desta semana. Mudou.

Em poucas palavras: agrada-me o visual, não me seduzem os novos "encartes".
Os cronistas são praticamente os mesmos. Excepto os "jovens" da Geração de 70, temos os mesmos políticos, carreiristas da "croniqueta" que já fazem vida da mesma há mais de uma década.

Quanto à opinião, folgo saber que terão espaço para uma ou outra citação retirada diariamente de blogs. Mas porque vejo sempre os mesmos blogs citados? Os tais que têm por trás deputados, políticos, correntes políticas? Gabam-se os meios portugueses que temos uma vasta comunidade blogueira. Mesmo retirando aqueles internautas que abrem um blog e se ficam pelo primeiro post, há muitos corredores de fundo neste meio de expressão de opinião.


O DN fez uma adaptação ligeira a um quadrante de público que dá boas vendas ao seu parceiro JN. Fê-lo sem medo de arriscar e distanciando-se da coragem, criatividade e juventude do Público.

Que dizer das novas revistas? A é uma fusão de revista Y e Mil Folhas do Público. Fica longe da novidade de uma Actual do Expresso. Nada de novo acrescenta ao formato banal de uma "revista de vendas culturais" como tem vindo a ser feita na última década.

A NS, revista de Sábado, é o seguimento do que destruiu a Grande Reportagem: menos reportagem, menos novidades e curiosidades e mais "gente", relax, lugares, aventura. Como se fosse ambição dos leitores ler uma revista assim no Sábado de manhã no café.
É uma Domingo Magazine menos familiar. Dispensável!
Venha a Única do Expresso.

Se nas revistas nada de novo, na economia há novidades. De Segunda a Sexta temos um suplemento bem "fabricado", a piscar o olho aos leitores do Diário Económico.

Ou seja, com o fim do DNa o DN que me interessa reduz-se à opinião de Pedro Lomba, Pedro Mexia, Pedro Rolo Duarte e João Miguel Tavares; à área de Média que posso consultar na internet; e pouco mais. Lember o novo desing, talvez...

E de quem tira o DN do seu leque de interesses, fica com o Expresso (da Única, Actual, Daniel Oliveira, MEC, Miguel Sousa Tavares) e o Público (das Segundas e de Sexta).

Não, por acaso não sei que horas serão em Kuala Lumpur. Should I?

Sem comentários: