quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Jornalinho de escola

O gratuito Diário Desportivo assemelha-se a um jornal de escola.

Tem muito texto e sobretudo mau layout. Muito pesado, maçudo numa altura em que os jornais se querem leves e coloridos. Nega os pontos em que um "gratuito" pode vencer a concorrência.

Como jornal desportivo consegue também perder para os "pagos" ao deixar de lado um dos seus pontos mais fundamentais: os furos jornalisticos, as grandes caixas que na capa levam uma pessoa a optar por um dos três.

Dizia que parece um jornal de escola pois a escolha de conteúdos passa muito pela acção pedagógica e democrática dos desportos. É boa iniciativa dar mais protagonismo a outras modalidades e a outros "actores", mas quando os jogamos para a capa do jornal e filtramos o que chama a maioria dos leitores, estamos a deitá-los fora. Assim, não há leitor que leia o que achamos pedagógico, nem o que consideramos poluente no fenómeno desportivo.

Compreendo agora melhor o comentário de um director de um jornal desportivo pago quando o Diário Desportivo estava para ser editado. Não me lembro qual. Dizia ter muitas dúvidas que um temático gratuito desta índole resultasse. Basta ver a públicidade que os "pagos" têm. É quase inexistente, vivem sobretudo da venda. Diga-se também que nenhum gratuito atingiu ainda lucro. Nem Metro, nem Destak.

Ora, um "Diário Desportivo" com conteúdos e visual pouco apelativos não chama leitores, nem consecutivamente publicidade. Que futuro?

Sem comentários: