sexta-feira, janeiro 07, 2005

Muito interessante

Coisa muito curriqueira nos blogs, é elogiar... o fenómeno blog. O apoio exagerado chateia-me, tal como me chateia todo e qualquer discurso demasiado elogioso que uma pessoa faça sobre si. Gabalorices, não obrigado.

Desta feita refiro-me a um blog, ou de um problema que surgiu com um deles. Há uns bons meses, em muitoimentiroso.blogspot.com andou-se a cozinhar histórias sobre o caso Casa Pia. Sem nunca afirmar que eram verdadeiras, ou mentirosas, o blog acabou por desaparecer a partir do momento em que personalidades lá difamadas o chamaram à justiça.

Hoje é notícia no Diário de Notícias que a PJ identificou de onde escreviam para o blog. O IP pertence à empresa PressLivre, da Cofina. Curiosamente, o Correio da Manhã faz parte desse grupo. Será que houve menino jornalista que, sem capacidade de investigar e transpor para o jornal, se divertiu exercitando o seu poder de ficção? Ter-se-á influenciado em algum material que tinha em mãos?

Constato algo importante. Nenhum meio é intransponível. Há uns anos julgava-se ser impossível a escuta de telemóveis. Há poucos meses, pelos lados da PressLivre, havia a ideia que um blog permitiria dizer as maiores alarvidades sem alguma vez ser descoberto o seu autor. O desafio entre o crime e quem aplica a justiça é grande, mas os horizontes desta não são finitos.

Sem comentários: