segunda-feira, setembro 12, 2005

O Estádio José

Almada já tem Estádio Municipal. A partir de agora, mais uma despesa, mas uma despesa saudável. É preferível ter "putos" a praticar desporto no relvado do que a "brincar" aos marginais ou aos "Dzrt".

O encontro inicial foi travado pelo Clube Desportivo Cova da Piedade frente ao Almada Atlético Clube no Sábado que passou. Não fosse a centenária rivalidade entre a cidade e aquela sua freguesia urbana, Almada teria um clube forte capaz de se posicionar na segunda divisão B. Entretanto, Almada e Cova da Piedade permanecem irmãos desavindos e os Pescadores da Costa da Caparica, primos afastados.

O Estádio Municipal José Martins Vieira, tem 3000 lugares sentados e 20 lugares destinados a cidadãos com deficiência motora. O campo principal respeita as dimensões definidas pela FIFA e está equipado com relvado sintético.

O nome que "embeleza" o estádio - José Martins Vieira - é uma homenagem ao primeiro presidente da Câmara Municipal de Almada eleito pela população após 25 de Abril. Manias de PCs, chamar-lhe-ia eu.

A liderança do concelho de Almada não perde uma oportunidade para nomear instalações ou topomínia com nomes de seus "heróis". Seria mais oportuno dar ao Estádio o nome de um atleta local. Oceano, Luis Figo (nascido na freguesia onde o estádio se encontra), Luis Boa Morte e outros que de que me esqueço agora partiram de clubes locais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Luis Boa Morte não nasceu no concelho de Almada.

Além disso, o nome mais correcto seria o de Estádio Municipal de Almada.

Acabavam-se as homenagens póstumas..

Sérgio Bastos disse...

Anonimú: não foi afirmado que o Luis Boa Morte, e ja agora o Oceano, nasceram no concelho mas q JOGARAM. Oceano jogou no Almada Atlético Clube, Luís Boa Morte no CD Cova da Piedade embora que pouco tempo nas camadas jovens. E já agora... Luís Figo, nos Pastilhas... e morou poucos minutos do actual estádio.