segunda-feira, março 14, 2005

La mala educación

Na quinta feira, Artur Pizarro assinalou os 25 anos de estreia no São Luiz com um recital. Na primeira parte, o primeiro telemóvel a tocar obrigou-o a parar e a ter de voltar ao início da composição. Mas conseguiu-se sobreviver até ao intervalo. com mais um telefone a ouvir-se pelo meio. Após o recomeço, um terceiro telemóvel começou a tocar. E deixaram-no tocar até chegar à caixa de mensagens. Em simultâneo, Artur Pizarro disse: "Quando decidir atender, eu volto." E saiu. Mas não voltou. Em seu lugar veio Jorge Salavisa, director artístico do São Luiz. "Este era um recital muito especial para o Artur Pizarro. Pelo que aconteceu, ele não vai voltar ao palco." E acabou assim.

Pedro Calhau in Metro de hoje



O comum grunho portuga poderá achar desajustada a atitude daquele que é considerado dos três melhores pianistas portugueses vivos. É uma alarvidade, pagar para ver um espectáculo e ser-se o espectáculo arruinando-o.

Há que fazer frente à má formação com penalização. Que se deixem concertos a meio se não houver condições para prosseguir. Por um pagam muitos e esse "um" deveria ser chamado à responsabilidade sendo posto fora do auditório ou pagando o bilhete dos outros. Lições para a vida.

É curioso que este tipo de atitudes resista numa plateia "distinta". Nos cinemas temos sempre o(a) engraçadinho(a) que recebe a chamada da mamã a perguntar o que quer de almoço para o dia seguinte, do amigo que quer combinar a disco pós-cinema, etc. E tem razão, já não vejo a informação a passar antes do filme: "desligue o telemóvel".

Bastava tomar medidas como em outros países europeus: instalar nos "teatros" sistemas que indisponibilizem a rede.

Sem comentários: