quinta-feira, abril 07, 2005

Estados de alma

Os portugueses são dos maiores consumidores europeus de anti-depressivos e pílulas para dormir, acompanhando a nova tendência da medicina para considerar estados de espirito ou maneiras de ser com situações clínicas. A vergonha e a timidez, por exemplo, chamam-se agora "fobias sociais", e podem-se tratar, não com uns copos e um jantar com amigos, mas com pílulas receitadas por médicos e comparticipadas pelo Estado. (...)

A paixão infeliz, ou o mal de amor, são já catalogados pelos psiquiatras como "uma doença genuína que necessita de diagnóstico". Morrer de amor está em vias de deixar de ser um exagero poético para ser uma situação clínica.

José Júdice in Metro, 29.03.2005


Aumenta anualmente o conjunto de estados físico-mentais que são traduzidos por médicos como "doenças". E para doença diagnosticada, medicação é requisitada.

Porque não combatê-los sem fármacos? Se no passado era considerado mau estar e não doença, porquê fazer-se com que o organismo fique dependente e resistente a eles?

Estamos a voltar ao tempo em que as más acções eram justificadas por bodes espiatórios. "Foi um espírito maligno", "foi mal olhado", "foi o culpa do Deus das hortaliças". Nos EUA, advogados de condenados por crimes alegam em tribunal que o seu "cliente" sofre de problemas do foro psicológico. Não sabem o que andam a fazer na vidinha.

Eix, onde eu já vou...
Desculpem, não estou em mim. É que ando sob medicação!

Sem comentários: