No DNmúsica de 21 Janeiro, Nuno Galopim no seu "Trolaró", deu-nos a conhecer o artigos musicais mais vendidos no ano de 2005, e os que mais rodaram nas rádios. Ei-los:
Top Rádio (Fonte: Nielsen Soundscan)
Seal - Love's Divine
3 Doors Down - Here Without You
Evanescence - My Immortal
Limp Bizkit - Behind Blue Eyes
Reamonn - Star
Fingertips - Melancholic Ballad
Dido - White Flag
Delta Goodren - Born to Try
Anastacia - Left Outside Alone
Luis Represas - Da próxima Vez
Top CD (Fonte: Associação Fonográfica Portuguesa)
O-Zone - Disco-zone
Adriana Calcanhoto - Adriana Partimpim
Da Weasel - Re-Definições
U2 - How to Dismantle an Atomic Bomb
Evanescence - Fallen
Norah Jones - Feels like Home
Black Eyed Peas - Elephunk
Phil Collins - Love Songs
Rui Veloso - Concerto Acústico
Anastacia - Anastacia
Em tempos, ambas as tabelas equiparavam-se. O que se ouvia na rádio, marcava o ritmo das vendas. Hoje em dia, são os estudos de mercado que definem o airplay, daí que as radios "jovens" como Best Rock e MegaFM repitam até à exaustão os sucessos de top dos 3 Doors Down, Evanescence, Limp Bizkit. E rádios "para o grosso do mercado", como Comercial e RFM, passem os êxitos do Reamonn, Fingertips, Dido, Seal, Anastacia, etc...
Êxitos que não vendem, que não são aclamados pela crítica musical, mas que garantem audiência. Pessoalmente, esses singles esgotaram a minha pachorra à segunda ou terceira audição.
Embora não seja "adepto" de Norah Jones, Adriana Calcanhoto, Black Eyed Peas e Da Weasel fico satisfeito por estarem entre os mais vendidos do ano de 2005. São artigos que, na minha óptica, têm alguma qualidade musical.
quarta-feira, abril 06, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário